A Neoenergia Pernambuco irá instalar quatro estações de carregamento de bicicletas elétricas na Ilha de Fernando de Noronha. Os carregadores começarão a ser instalados em agosto e poderão ser utilizados de forma gratuita pelos usuários de bicicletas elétricas.
De acordo com a companhia, a energia consumida pelos equipamentos será gerada por meio de placas solares instaladas na cobertura das estruturas. Essas estruturas serão doadas ao Governo do estado visando a economia de energia. A expectativa é que o sistema desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Aneel, esteja totalmente concluído e comece a funcionar até o mês de outubro deste ano.
“A Neoenergia tem investido no desenvolvimento de soluções de sustentabilidade e preservação do meio ambiente para Fernando de Noronha. A instalação de uma infraestrutura para a utilização de bicicletas elétricas contribui diretamente para uma mobilidade mais sustentável, oferecendo uma possibilidade de deslocamento diferenciada muito procurada por turistas em locais paradisíacos como Noronha”, disse o diretor de Relações Institucionais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues.
As estações terão seis conexões cada uma, totalizando 24 pontos de carregamento. Elas ficarão localizadas em frente à Praça Flamboyant, no bairro de Floresta Nova; próximo ao Restaurante Mergulhão, no Porto; na Praça do Trinta e próximo à sede do ICMBIO. Além de seis conexões de carregadores por estação, ainda serão instaladas duas tomadas comuns, para recarregar outros modelos de equipamentos.
Além disso, a Neoenergia Pernambuco também irá patrocinar a Bike da Ilha, que possui 13 bikes de aluguel no Arquipélago. Até o final de agosto, a distribuidora vai construir, em parceria com a empresa, uma quinta estação de carregamento, também com placas solares. Além disso, todas as 13 bicicletas vão contar com a identidade visual da companhia de energia.
A Neoenergia também irá levar 18 veículos elétricos para a Ilha por meio do Projeto Trilha Verde, que tem como finalidade promover um estudo para identificar, avaliar e contribuir com o desenvolvimento de soluções e modelos de negócio voltados a mobilidade elétrica para o arquipélago. Esses carros ficarão à disposição de pousadas, locadoras, instituições que atuam na ilha, administração, equipes técnicas da concessionária e outros negócios ligados ao turismo. A intenção é analisar a utilização dos veículos em cada setor da economia local.
O Trilha Verde prevê ainda a instalação de 12 estações de carregamento veiculares. O abastecimento desses postos será realizado totalmente com energia limpa, fornecida pela geração fotovoltaica das duas novas usinas solares. A potência instalada total das plantas será de 100 kWp e a primeira delas já foi concluída.
Vale destacar que para permitir o uso de energia limpa mesmo nos momentos em que não houver geração solar suficiente, será implantado também um sistema de armazenamento de energia com potência de 100 kW/200 kWh.
O projeto de mobilidade com carros elétricos integra o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com a parceria do Governo de Pernambuco, da Renault, WEG, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), IATI, do CPqD, eiON e Incharge.