A britânica Lightsource bp firmou um contrato de compra e venda de energia de 15 anos com a América Energia, comercializadora independente com média de 600MW mensais no mercado livre brasileiro. O PPA (Power Purchase Agreement) servirá para financiar parte da planta solar de Milagres (210MWp), localizada em Abaiar (CE), com a energia sendo oferecida a pequenas empresas a custos competitivos.
Milagres tem previsão de início de operação em 2024, com investimentos de R$ 800 milhões. A construção da planta em 21 meses prevê a criação de 800 empregos diretos, com prioridade para contratação de mão de obra local.
“O PPA faz parte da nossa estratégia chegar aos clientes menores, o que neste momento estamos conseguindo através de parcerias com comercializadoras que querem atuar mais no varejo”, destaca o vice-presidente de Originação e Comercialização da Lightsource bp, Pedro Vidal.
A parceria contempla a emissão de Certificados de Energia Renovável (I-REC) para todo o período e volume comercializado. A emissão serve como vetor de geração de valor para o cliente, pois garante a sustentabilidade e a rastreabilidade, assegurando que a energia provém de fonte limpa.
Para o CEO da América Energia, Andrew Frank Storfer, o acordo exemplifica as diretrizes da empresa em atender a expansão do mercado livre com energia renovável e competitiva. “Parte de nossa estratégia é o aumento de marketshare com o atendimento de consumidores de pequeno porte, a exemplo de pequenas indústrias, hotéis, postos de gasolina e estabelecimentos comerciais no geral”, aponta.
Com um vasto portfólio de 4GW de projetos em desenvolvimento divididos entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, a Lightsource bp espera atender à demanda crescente por contratos de energia renovável solar, tanto através de PPAs corporativos quanto de estruturas de autoprodução.
Devido à diversificação geográfica, as partes ressaltaram que a fonte fotovoltaica consegue atender as demandas de clientes que não querem correr risco de associar o seu investimento industrial a um parque solar no mesmo estado, podendo optar por se conectar a diferentes pontos do sistema interligado nacional no país.