Vencedora do Procedimento Competitivo Simplificado (PCS) do ano passado, a Povoação Energia colocou em operação uma termelétrica de 75 MW no município de Linhares (ES). A UTE Povoação terá regime inflexível e alimentará o Sistema Interligado de Energia (SIN) com uma quantidade de energia equivalente ao consumo médio de mais de 1.600 residências, considerando 200 kWh/mês por unidade. Composta por oito motores Wärtsilä, o gás natural será recebido por meio do Gasoduto Cacimbas-Vitória (TAG), através da infraestrutura da companhia distribuidora de gás natural estadual (ES Gás).
Segundo a empresa, a demanda adicional de gás é de aproximadamente 400.000 m³/dia e está com fornecimento garantido pela Petrobras e pelo Contrato de Uso do Sistema de Distribuição (Cusd) no novo mercado livre. A usina está conectada à subestação local da Linhares Geração e a energia será transportada pela mesma linha de transmissão em 138 kV e 57 km de extensão, já em funcionamento, ligando a UTE LORM até a SE Linhares, operada pela EDP.
O diretor executivo da Povoação Energia, Marcelo Oliveira, explicou que o projeto, assim como os da Tevisa e Linhares Geração, além de melhorar a segurança energética do Brasil e aliviar a carga das hidrelétricas em tempos de maior seca, aumenta o potencial de desenvolvimento do Espírito Santo. “O gás natural é uma matriz fundamental para a segurança energética nacional. Precisamos de equilíbrio e diversificação na oferta de energia e o gás pode ser comprado, diferente de outras fontes que dependem de uma ordem natural, a exemplo da chuva e do vento”, argumenta.
Junto das usinas Viana 1 e LORM 1, representam as primeiras empresas a assinarem contratos com a ES Gás dentro do mercado livre, modalidade em que os contratantes podem negociar a molécula diretamente com os comercializadores de sua preferência, ressarcindo o custo da distribuidora pela sua movimentação nos dutos de distribuição, conforme prevê o Cusd. Juntos os empreendimentos novos e existentes terão capacidade instalada de mais de 526 MW, equivalente ao consumo médio aproximado de 2 milhões de residências.