Após mais de um ano de existência, a fintech que nasceu como uma conta digital para os clientes das distribuidoras da Energisa tem se destacado com novas oportunidades no segmento de energia. Além da oferta de crédito para as faturas em atraso e que aumentaram durante a pandemia, as soluções da Voltz passam pela antecipação de recebíveis para os mais de 20 mil fornecedores do grupo e pela participação em operações estruturadas de M&A, com a pretensão da empresa aportar R$ 5,6 bilhões na área nesse ano, depois te ter realizado já três aquisições.
O co-CEO da Voltz, Daniel Orlean, destacou que a startup operou, num curto intervalo de tempo, mais de R$ 500 milhões em crédito para fornecedores, originando desde a antecipação de recebíveis já performados até a concessão de recursos para cadeia de suprimentos com garantia de contratos futuros. “Temos tirado bastante proveito deste momento por estarmos nesta posição privilegiada, em sinergia completa com um grupo que atua em 11 estados brasileiros e detém mais de 8 milhões de clientes cativos, em mais de 800 municípios, metade deles sem agências bancárias”, complementa.
Tiago Compagnoni, também co-CEO, disse que que a antecipação dos recebíveis permite que as empresas possam obter capital de giro de forma rápida e prática, enquanto movimentam o negócio da startup: “São taxas atrativas para que as empresas possam reequilibrar seu fluxo de caixa, com folha de pagamento, despesas inesperadas, custos processuais e outras opções de apoio financeiro que o fornecedor precisar”, salienta.
O executivo também ressaltou que desde que lançou seu produto de crédito para pagamento de contas em atraso, há pouco mais de um mês, a Voltz tem fechado uma média de 100 operações de crédito por dia, com tíquete médio de cerca de R$ 1.100. A parceria tem benefícios para os dois lados: a empresa passa a ter acesso à carteira de clientes da distribuidora e o grupo pode oferecer a seus clientes alternativas de crédito para aqueles que não são mais titulares de contas de luz e não têm cartão de crédito, melhorando a inadimplência.
“Queremos gerar operações de forma incremental e em diferentes canais para aprender, adaptar modelos para depois escalar. Essa estratégia de aprendizado acontece com bastante ciência de dados por trás e permite oferecer soluções diferenciadas de acordo com o perfil dos clientes”, argumenta.
Para 2022, a empresa ampliou as ações de marketing e as sinergias com a Energisa, iniciando a oferta da conta digital pelos canais digitais pela atendente digital por WhatsApp da Energisa, a Gisa. A facilidade aproximou mais ainda de clientes que moram em cidades sem agências. Também está implementando um amplo processo de ativação junto aos 20 mil colaboradores da por meio de promoções, brindes e sorteios, bem como iniciou a oferta de produtos diferenciados para os clientes e fornecedores do grupo.