A fabricante de aerogeradores GE vai interromper a venda das turbinas eólicas no Brasil com conteúdo local. A pausa teria como motivação um ajuste ao atual cenário do mercado. As áreas de operação e manutenção e fábrica continuam para cumprir os contratos e projetos acertados com clientes. No último dia 18, a empresa havia anunciado que o portfólio de negócios de energia existente da GE, incluindo Renewable Energy, Power, Digital e Energy Financial Services, ficarão juntos sob a marca GE Vernova.

“Compartilhamos com nossos funcionários na América Latina um conjunto de ações relacionadas à transformação do nosso negócio de Onshore Wind Internacional que visam uma adequação à realidade atual do mercado, preparando o negócio para o futuro. Reforçamos nosso total comprometimento em servir nossos clientes e apoiar nossos funcionários na região.”, disse a empresa em resposta a questionamento da Agência CanalEnergia. 

A GE é uma das fabricantes mais tradicionais do setor eólico, tendo fornecido para empreendimentos como o complexo Alto Sertão I, na Bahia e players como Casa dos Ventos, Rio Energy e EDF Renewables. Em 2014, a GE anunciou a compra dos negócios de energia da Alstom, incluindo a fábrica de aerogeradores, após a fabricante francesa anunciar a saída do setor. Em outubro de 2016, mais uma compra: dessa vez foi a fornecedora de pás LM Wind Power.