A Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) anunciou na última quinta-feira, 28 de julho, no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, os vencedores do “Prêmio Abradee”, realizado em parceria com o Instituto Ethos, o Instituto Innovare de Pesquisa e Opinião, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). A iniciativa tem como objetivo fomentar e incentivar as melhores práticas entre as empresas de distribuição de energia, na busca permanente pela melhoria da qualidade na prestação do serviço público de energia elétrica à sociedade brasileira.

O Grupo Energisa está entre as empresas mais bem avaliadas do Brasil, com nove, das onze distribuidoras, segundo a visão dos próprios clientes. Os dados são da “24ª Pesquisa de Satisfação do Consumidor Residencial Urbano de Energia Elétrica”, da Abradee, que apontou a Energisa em Mato Grosso do Sul como a melhor do Brasil em Gestão Econômico-Financeira e a segunda melhor na região Norte/Centro-Oeste. Outras três distribuidoras do Grupo também foram premiadas. Segundo Gioreli de Sousa Filho, Vice-Presidente de Redes do Grupo Energisa, “Esse modelo promove o efetivo compartilhamento das melhores práticas, de maneira que o progresso alcance o conjunto de empresas. Experiências bem-sucedidas são rapidamente adaptadas e disseminadas para as demais, numa abordagem em que o individual serve ao coletivo”.

Já a Neoenergia Cosern foi reconhecida como a distribuidora com melhor gestão operacional do Brasil entre as empresas com mais de 500 mil consumidores. A concessionária do Rio Grande do Norte também conquistou o segundo lugar entre as distribuidoras mais bem colocadas no país e na região Nordeste, assim como na categoria gestão econômico-financeira. No quesito avaliação dos clientes, a empresa ficou em terceiro.

Para o diretor-presidente da Neoenergia Cosern, Márcio Caires Vasconcelos, que esteve presente durante a cerimônia de premiação, “Este prêmio reconhece a busca coletiva e diária do nosso time pela qualidade, dedicação, ética, inovação, responsabilidade social e investimentos efetivos, ano após ano”, comemorou o executivo. Somente este ano, esse foi o quarto reconhecimento máximo em nível nacional da distribuidora da Neoenergia no Rio Grande do Norte, um feito inédito nos 60 anos da companhia.

A CPFL Piratininga foi vencedora na categoria Responsabilidade Socioambiental. De acordo com a empresa, a constante melhoria da gestão e o engajamento em ações de responsabilidade socioambiental fazem parte do pilar Valor Compartilhado do plano de sustentabilidade da CPFL Energia, que prevê aplicar até 2024 mais de R$ 1,8 bilhão para impulsionar a transição para uma forma mais sustentável e inteligente de produzir e consumir energia, maximizando impactos positivos na comunidade e na cadeia de valor, além de reduzir os impactos gerados pela natureza do seu negócio.

“Temos consciência da necessidade de dedicação em nosso trabalho e essa premiação, tão importante no setor, reforça que estamos realizando com excelência. Somos parte de um dos maiores grupos do Brasil e não poderíamos deixar de crescer todos os dias com ações e investimentos que beneficiem o público interno e externo, gerando valor para todos”, afirma Carlos Zamboni Neto, diretor-presidente da CPFL Piratininga.

A EDP Espírito Santo foi premiada em Responsabilidade Socioambiental, Evolução do Desempenho e entre as melhores empresas da região Sudeste. Além disso, a Companhia foi reconhecida entre as melhores distribuidoras de energia do Brasil. Já a EDP São Paulo recebeu destaque na categoria de Qualidade da Gestão e foi finalista em Gestão Operacional.

“É uma satisfação sermos reconhecidos entre os melhores em prêmios dessa importância, especialmente em um segmento que é um dos focos de crescimento da EDP. Temos o compromisso de prestar um serviço contínuo de máxima qualidade, eficiência e segurança para todos os consumidores de nossas áreas de concessão, com investimentos e melhorias na gestão, no atendimento e na tecnologia. Primamos sempre por uma operação com alto desempenho, além do amplo atendimento às metas determinadas pelo órgão regulador, o que nos permite atingir objetivos e reafirmar nossa significativa evolução de resultados nos últimos anos”, afirma João Marques da Cruz, CEO da EDP no Brasil.

A Enel Distribuição São Paulo recebeu uma homenagem especial como empresa mais bem avaliada no critério inovação em 2022. O prêmio foi entregue pelo gerente de departamento de tecnologias aplicadas da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Eduardo Soriano Lousada.

“Este prêmio é na verdade o reconhecimento a um trabalho muito bem feito pela companhia, executado por um time extremamente inovador e dedicado. A inovação está no nosso DNA, existe uma cultura de inovação dentro da Enel que é fundamental para buscar constantemente novidades para agregar ao nosso negócio, criando mais facilidades e produtividade. Essa essência é necessária para que o setor de distribuição de energia elétrica possa avançar. O nosso negócio requer a cada dia melhoras de produtividade e isso só conseguimos com duas posturas: otimização dos processos internos e inovação tecnológica”, garantiu Max Xavier, presidente da Enel SP.

Há mais de duas décadas, o Prêmio Abradee reconhece os esforços das empresas associadas no desempenho de áreas como Gestão Econômico-Financeira, Gestão Operacional e Responsabilidade Socioambiental. O ranking de desempenho das distribuidoras é baseado em cinco critérios de avaliação e 23 indicadores. A premiação aumenta a transparência e a credibilidade das distribuidoras de energia elétrica no Brasil ao referenciar os serviços prestados com qualidade. “A premiação não é um fim, mas um meio de se estimular a cooperação e a melhoria da gestão das empresas associadas, através do reconhecimento de seus esforços”, reforçou o presidente da Abradee, Marcos Madureira.