A Neoenergia terminou mais uma fase do projeto de modernização e padronização dos sistemas de controle e gerenciamento da distribuição do grupo, com a entrada em operação do novo Sistema de Controle e Gerenciamento Avançado da Distribuição do Grupo. A expectativa é que a nova ferramenta traga mais agilidade e eficiência com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade do serviço de fornecimento de energia.

De acordo com a empresa, o Programa SISCON, iniciado em 2018, é composto por vários projetos que contemplam a implementação de novos sistemas, a modernização da infraestrutura de informação e a padronização dos processos de operação. Até 2024 serão implantados todos os projetos do programa beneficiando os clientes dos quase 1000 municípios atendidos pela Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN) e Neoenergia Elektro (SP e MS).

A etapa realizada na Neoenergia Pernambuco já permite a operação remota de todas as 162 subestações e mais de 2.760 equipamentos de redes, como religadores e sensores, atualmente espalhados por toda a área de concessão da distribuidora, além de permitir o restabelecimento do fornecimento de energia em até 60 segundos, por meio de uma tecnologia de recomposição automática conhecida como self healing. A Neoenergia Pernambuco possui uma área de concessão de 98,5 mil quilômetros quadrados e fornece energia para 3,8 milhões de clientes.