A Siemens Gamesa apresentou resultados financeiros do terceiro trimestre fiscal de 2022 com prejuízo. As perdas somaram € 446 milhões entre abril e junho de 2022.A empresa registrou receita de € 2,4 bilhões, queda de 10% na comparação com o mesmo período do ano passado. O EBIT pré PPA e antes dos custos de integração e reestruturação foi de € 343 milhões, equivalente a uma margem EBIT negativa de 14,1%.
Nos primeiros nove meses do ano fiscal de 2022, a receita totalizou € 6,442 bilhões, retração de 12% na comparação com o mesmo período anterior. Já o EBIT pré PPA e antes dos custos de integração e reestruturação ficou negativo em € 957 milhões, com uma margem EBIT também negativa de 14,8%. O prejuízo acumulado no ano soma € 1,2 bilhão.
Em 30 de junho de 2022, a dívida líquida totalizava € 2,3 bilhões. A Siemens Gamesa tem € 4,5 bilhões em linhas de financiamento comprometidas, contra as quais atraiu € 2,7 bilhões, e a liquidez total chega a € 3 bilhões, incluindo caixa no balanço no final do terceiro trimestre do ano fiscal de 2022 de € 1,2 bilhão.
Em seu comunicado, informou que o desempenho continuou a ser afetado negativamente pela dinâmica volátil do mercado – inflação dos custos de energia, matéria-prima e logística, indisponibilidade dos principais componentes das turbinas eólicas, congestionamento portuário e atrasos no fornecimento.
“Todos esses fatores impactaram a fabricação, execução do projeto e entrega. Também houve desafios internos, incluindo um difícil ramp-up da plataforma onshore Siemens Gamesa 5.X e custos mais altos devido principalmente a falhas de componentes e reparos em plataformas onshore legadas”, relatou.
Com isso, ajustou sua meta de margem EBIT antes do PPA e antes dos custos de integração e reestruturação para o ano fiscal de 2022 para menos 5,5% patamar 1,5 ponto porcentual pior do que o previamente anunciado. A empresa mantém sua expectativa de que alcançará um crescimento de receita em linha com o limite inferior da faixa anterior de 2% a 9% a menor.
Apesar disso, a carteira de pedidos da empresa aumentou a um recorde de € 34 bilhões. A entrada de pedidos da Siemens Gamesa de abril a junho totalizou € 3,5 bilhões, sendo € 2 bilhões em Offshore, € 1 bilhão em novos pedidos em Onshore e 361 milhões de euros em Serviço. A entrada de pedidos durante este trimestre foi 2,3 vezes maior que a registrada no terceiro trimestre do ano fiscal de 2021.
Como consequência, a companhia anunciou novas ações decisivas no programa de estratégia chamada Mistral cujo o objetivo é o de acelerar a recuperação da empresa. Esse posicionamento ocorre depois de encerrar um terceiro trimestre que classificou como desafiador, marcado por dificuldades contínuas no setor de energia eólica, bem como desafios internos que afetam principalmente o pipeline onshore.
O programa visa reformular o modelo operacional atual, tornando a organização mais simples e enxuta. Também tem como meta melhorar a eficiência e eficácia organizacional. Nesse processo manterá uma configuração focada nos negócios enquanto fortalece as equipes de COO e CTO. As empresas se concentrarão em vendas, projetos e roteiro de produtos e manterão total responsabilidade pelo P&L.
E afirmou ainda que os detalhes do novo modelo operacional serão finalizados até 1º de outubro de 2022. “Sob a nova estrutura, que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2023, a Siemens Gamesa criará um roteiro único de tecnologia em todos os negócios, tornando as soluções de plataforma entre empresas escaláveis e reduzindo custos de não conformidade (NCCs) por meio de processos harmonizados e focando em competências-chave em toda a Siemens Gamesa”.
O programa de estratégia Mistral será implantado em três fases, abrangendo prazos de curto a longo prazo, de 2022 a 2025 e além. Os objetivos imediatos são atingir a maturidade do produto na plataforma onshore Siemens Gamesa 5.X juntamente com a garantia de custos. No médio prazo, a equipe alcançará uma estrutura enxuta em todos os mercados-alvo, melhorando a competitividade e a lucratividade e aumentando o faturamento.
Até 2025, a Siemens Gamesa pretende simplificar sua estratégia de plataforma e alcançar um modelo operacional escalável e multiaplicativo para Offshore, Onshore e Serviço combinado com uma cadeia de suprimentos altamente comoditizada e robusta contra interrupções de mercado. E ainda, esta se preparando para obter sinergias de custos significativas por meio da potencial integração na Siemens Energy.