fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Eaton acabou de comemorar os seus 65 anos no Brasil e para acompanhar um mercado que está em constante evolução decidiu apostar em uma estratégia sólida focada em três importantes macrotendências: transição energética, sustentabilidade e digitalização, que estão norteando os negócios da multinacional em nível global e local.
“Como uma empresa de gerenciamento inteligente de energia, a Eaton tem o compromisso de impactar a vida de pessoas e empresas fornecendo soluções eficientes e sustentáveis. Para isso, ao longo dos anos, expandimos nosso conhecimento e portfólio integrando competências por meio de novos desenvolvimentos e aquisições estratégicas para o setor elétrico, sempre com a visão de suportar nossos clientes nas fases de transição da indústria e atender as novas demandas em digitalização e sustentabilidade”, disse Gustavo Schmidt, vice-presidente e gerente geral do setor Elétrico da Eaton para a América Latina.
Além disso, a expectativa da empresa em relação ao futuro, sobretudo na atuação com o mercado do setor elétrico, é o fornecimento de energia confiável, segura e eficiente. “A eficiência, digo que é o tema que teremos mais evolução. Cada vez mais, a associação entre produto, digitalização, IoT e inteligência artificial trabalham lado a lado, permitindo novas tecnologia para beneficiar o mercado, sendo um grande potencial de inovação. A Eaton já vem trabalhando com esta mentalidade, trazendo tecnologia para produtos, de forma a que permitam fazer mais do que no passado, um exemplo é a no-break com tecnologia Energy Aware, que permite usar a carga bateria associada à rede elétrica em momentos de alta tarifa, para reduzir o gasto mensal de energia”, explicou o marketing & sales support manager, CPDI Brazil & Mercosur da Eaton, Felipe Marin Rodriguez.
Schmidt também destacou que a Eaton vem fazendo uma transformação digital a nível global, que contempla fatores importantes como novos modelos de negócio, experiência digital do cliente e aumento de produtividade. “Iniciativas como o Projeto Digital Office tem o objetivo de automatizar informações em tempo real, levando nossos negócios a um novo patamar”, ressaltou. Um exemplo recente de solução apresentada ao mercado que unifica a expertise da Eaton em gerenciamento inteligente de energia é o Brightlayer. A solução consolida produtos com conectividade aliados à plataforma digital, software, colaboração e análise, permitindo uma experiência e gestão elevada para clientes diversos.
E de olho nesse mercado, o grupo elétrico da Eaton é dividido em seis frentes de atuação: Power Distribution e Bussmann Series (Distribuição, controle e automação de sistemas de energia elétrica como disjuntores, fusíveis, contatores, comando e sinalização, CLP, entre outros ); Power Systems (religadores, equipamentos de proteção de redes subterrâneas, capacitores e automação de redes de distribuição); Life & Safety (iluminação de emergência e sistemas de alarme de incêndio); Residencial (dispositivos de proteção residenciais); Crouse-Hinds Series (Iluminação LED e Plugues para aplicações em atmosferas explosivas) e, por fim, CPDI ((UPS/Nobreaks, softwares de gerenciamento de energia e data center, conectividade, baterias, serviços de manutenção e estudos elétricos).
A atuação da Eaton também é totalmente consolidada no âmbito de transmissão eficiente de energia, afinal todas as concessionárias de energia que atuam no país, inclusive em áreas rurais, possuem produtos Eaton em suas malhas elétricas e utilizam tecnologias de controle e gerenciamento.
Vale lembrar que a Eaton realizou aquisições importantes no setor elétrico ao longo dos anos, como: Cutler-Hammer, Westinghouse, Blindex, Marine&Daminelli , Powerware, Moeller, Cooper Industries e Optimum Path Systems e TrippLite.