O IBGE informou que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a inflação oficial do país, recuou 0,68% no mês de julho. De acordo com a entidade, esse é o menor índice registrado para o período desde o inicio da série histórica, e 1980.

O indicador foi diretamente influenciado pela redução do ICMS sobre os bens considerados essenciais e que foram alcançados pela lei complementar no. 194. Em julho de 2021, a variação havia sido de 0,96%.

O grupo Transportes é que apresentou a maior queda, de 4,51% e representou o impacto mais negativo do IPCA, 1 p.p. A redução de preços dos combustíveis foi o de maior relevância para levar esse grupo a apresentar o maior impacto negativo no índice de julho.

No grupo Habitação onde está energia elétrica a queda foi de 1,05% justamente pela tarifa residencial que teve queda de 5,78%. O IBGE citou ainda a aplicação da Revisão Tarifária Extraordinária para 10 distribuidoras por parte da Aneel a partir de 13 de julho como outro fator importante para o resultado.

Apesar disso no ano, o IPCA acumula alta de 4,77% e, nos últimos 12 meses, de 10,07%, abaixo dos 11,89% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em julho, os outros sete grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta de preços.