A Eletrobras comunicou na última quinta-feira, 11 de agosto, que Octávio Cortes Pereira Lopes, eleito para o cargo de conselheiro de administração da Eletrobras, pela 182ª Assembleia Geral Extraordinária, realizada no último dia 05 de agosto, não tomará posse no referido cargo em virtude de outros compromissos profissionais. O executivo foi eleito como novo CEO da Light e deve assumir o cargo na próxima segunda-feira, 15.
Outro comunicado enviado pela companhia informa que foi concretizada a transferência das ações da Eletrobras na Norte Energia (NESA), equivalente a 15% de participação, para a Eletronorte pelo valor de cerca de R$ 1,93 bilhão, mediante anotações no Livro de Transferência de Ações Nominativas e no Livro de Registro de Ações Nominativas.
Com a operação acima citada, a Eletrobras deixa de deter participação direta na NESA de 15,00%. Contudo, permanece com a participação indireta de 49,98%, por meio das controladas Eletronorte (34,98%) e Chesf (15,00%).
A companhia destacou que a transação está alinhada ao objetivo estratégico de racionalização de participações societárias, conforme previsto no Plano Diretor de Negócios e Gestão (“PDNG 2022-2026”).