A Neoenergia inaugurou na última quinta-feira, 11 de agosto, na Bahia, um novo centro de operação integrada (COI) com o objetivo de ter mais uma opção para o monitoramento da rede elétrica da Neoenergia Coelba, distribuidora que atende o estado. Foram destinados quase R$ 37,5 milhões para a construção da unidade.

A empresa destacou que a iniciativa dá continuidade à implementação do Programa SISCON, que contempla a implementação de novos sistemas, a modernização da infraestrutura de informação e a padronização dos processos de operação. Até 2024 serão implantados todos os projetos do programa beneficiando os clientes dos quase 1.000 municípios atendidos pela Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN) e Neoenergia Elektro (SP e MS).

O novo COI dispõe de 30 posições de operação aptas a controlar e monitorar os equipamentos de toda a área de concessão da Neoenergia Coelba, com capacidade semelhante ao COI principal, em operação desde janeiro deste ano. Localizado na capital Salvador, o novo centro de operações possui uma infraestrutura de última geração que permite a continuidade das atividades de monitoramento na rede. O funcionamento é garantido mesmo em situações em que o COI principal não esteja disponível, o que resulta em mais segurança e confiabilidade na estabilidade do serviço de distribuição de energia na Bahia.

De acordo com a Neoenergia, os investimentos têm impacto positivo nos indicadores de qualidade do serviço de fornecimento estabelecidos pela Aneel como o DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora).