O Grupo Nordex reportou que seu prejuízo nos seis primeiros meses de 2022 somou 283,2 milhões de euros, uma piora ante os 63,7 milhões em perdas registradas no mesmo período do ano passado. O resultado ebitda da companhia saiu de 68,4 milhões de euros positivos para 173,3 milhões de euros negativos. A margem ebitda saiu do campo positivo de 2,5% para o negativo em 8,1%. Apesar dos números, a companhia aponta que o desempenho de seus negócios nos primeiros seis meses de 2022 ficou em linha com as expectativas.
Outros números relevantes foram as vendas caindo para 2,1 bilhões de euros como resultado de menos instalações. A receita bruta, que também inclui alterações nos estoques, caiu 4,5%, para 2,2 bilhões de euros ante 2,3 bilhões de um ano antes.
Segundo a companhia, a queda no segundo trimestre foi impulsionada principalmente pelos baixos números de instalação fora da Europa e da América Latina. Em sua avaliação, os efeitos indiretos da pandemia e da guerra na Ucrânia também permaneceram visíveis nos resultados operacionais, refletidos pela turbulência nos mercados de energia, matérias-primas e logística.
Em termos operacionais, o Grupo Nordex aumentou a entrada de pedidos no segmento de Projetos (excluindo serviços) em 7,9% para 3 GW nos primeiros seis meses de 2022. Esse volume é 200 MW acima do reportado um ano antes. Os pedidos somam valor de 2,4 bilhões de euros.
Desses pedidos 70% foram de mercados na Europa, 23% na América Latina e 7% na América do Norte. No final do primeiro semestre do ano, a carteira de pedidos do grupo aumentou em 26%, para 9,7 bilhões de euros.
A produção na montagem de turbinas caiu 5,5% no primeiro semestre de 2022, para 2.935 MW. O número de pás de rotor produzidas subiu para 2.162 ante 2.028 do mesmo período do ano passado. Foram instadas 416 turbinas eólicas em 16 países com uma potência total de 1,9 GW nos primeiros seis meses deste ano. Esse valor é 46,3% menor quando comparado às 775 turbinas de 2021. Em potência o volume é 36,6% menor.
Para este ano a empresa confirma sua estimativa de alcançar vendas consolidadas de 5,2 a 5,7 bilhões de euros e uma margem ebitda de menos 4% a zero. Sua meta estratégica de médio prazo de atingir uma margem ebitda de 8% está mantida.