Um grupo formado por 22 mulheres e três homens será contratado em setembro pela Neoenergia Brasília após frequentar as aulas da Escola de Eletricistas. Os 25 profissionais saíram do curso profissionalizante com diploma e emprego novo. A comemoração aconteceu durante a formatura das duas turmas na última segunda-feira, 15, que contou com a presença do CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui, e do diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian.
A Escola de Eletricistas oferece capacitação profissional gratuita, e pessoas com idade acima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem se inscrever. Os cursos têm ênfase em redes de distribuição de energia elétrica e as aulas são divididas em duas etapas, começando pela parte teórica, em formato remoto, e finalizando com as aulas práticas presenciais, em campos de postes, seguindo os protocolos de saúde e segurança.
De acordo com a companhia, ao todo, a Escola de Eletricistas já formou no Distrito Federal 128 profissionais para o mercado de trabalho, sendo que 63 alunos foram contratados para atuar na distribuidora. Além de fomentar a geração de emprego e renda, a iniciativa oferece a oportunidade de uma nova profissão para mulheres, contribuindo, principalmente, para a equidade de gênero em carreiras majoritariamente masculinas. Até o fim do ano, mais 225 futuros eletricistas terão a oportunidade de se capacitar por meio de nove turmas. As aulas são ministradas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), na cidade de Taguatinga, no Distrito Federal.