Na próxima segunda-feira, 22 de agosto, a fabricante de rastreadores solares Nextracker em parceria com o Flex Instituto de Tecnologia (FIT) lança a maior instalação de P&D de rastreadores solares da América do Sul, o Centro de Excelência Solar do Brasil. As empresas não divulgaram o valor investido na construção.
O centro de pesquisa e desenvolvimento fotovoltaico ficará localizado em Sorocaba, no Estado de São Paulo, e abrangerá estudos do ciclo de vida completo dos sistemas de rastreadores solares, incluindo desde o desenvolvimento de projetos de estrutura, mecânica e elétrico, à sua construção, operação e manutenção. O projeto Nextracker /FIT inclui uma instalação solar adjacente de 770 quilowatts (kW), de 30 mil metros quadrados, que servirá como um laboratório ao ar livre para a prototipagem e teste de novos produtos e ao centro de treinamento.
Segundo o CEO e fundador da Nextracker, Dan Shugar, o Brasil é o mercado da Nextracker que mais cresce no mundo. “Temos fabricado nossos controles eletrônicos e componentes chave no Brasil nos últimos cinco anos e estamos investindo pesado em uma instalação para um centro de Pesquisa & Desenvolvimento e Testes de nível mundial. Já realizamos treinamento de instalação para centenas de profissionais da indústria solar por meio da nossa PowerworX Academy. E, em conjunto com o FIT, contratamos dezenas de pessoas altamente especializadas e talentosas para continuar a aprimorar a tecnologia do estado da arte que melhor poderá atender os nossos clientes. Este centro é um desdobramento deste esforço”, disse.
Segundo o gerente geral do FIT Institute of Technology, Carlos Ohde, eles estão buscando o que há de mais avançado no mercado. “Temos o nosso foco em projetos cuidadosos, testes empíricos e no aumento de performance a partir de um protocolo bem desenvolvido de medição e verificação”, ressaltou.
O rápido crescimento da demanda por novos projetos fotovoltaicos no Brasil levou a Nextracker a escolher o país para seu maior investimento em P&D e treinamento fora da América do Norte. De acordo com a Wood Mackenzie Power & Renewables, o mercado de rastreadores solares do Brasil está crescendo quatro vezes mais rápido que a média do mercado internacional, com instalações de rastreadores solares de eixo único crescendo 105% (ou 5,7 GW) em 2021. O Brasil tem como meta alcançar 45% de sua energia proveniente de fontes energia renovável até 2030.
E a Nextracker alcançou a primeira posição no mercado de rastreadores solares no Brasil com uma participação de mercado de 38%. A empresa conquistou seis projetos nos últimos nove meses com capacidade acumulada de 2,6 GW, elevando o total de projetos de rastreadores no Brasil para 5,5 GW – seja em operação ou em construção.