A Enel X e a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes (PE) assinaram na última segunda-feira, 15 de agosto, o contrato da Parceria Público-Privada (PPP) para Iluminação Pública do município. Formado também pelas empresas Selt Engenharia e Mobit, o consórcio apresentou a melhor proposta e passará a administrar o parque de luzes da cidade pelos próximos 22 anos. O leilão foi realizado em março deste ano na Bolsa de Valores, em São Paulo, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na modelagem e estruturação da PPP.
Esse é o maior contrato de PPP assinado em Pernambuco. O valor do aporte é de R$ 126,2 milhões, sendo R$ 84 milhões em investimentos a serem feitos na modernização e melhoria de aproximadamente 47 mil pontos de iluminação ao longo da concessão, além de ampliação do número de pontos para atender ao crescimento da região.
As instalações preveem iluminação especial e arquitetural em 170 espaços turísticos e históricos, parques, praças, campos de futebol. Todo o acervo usará tecnologia LED e as luminárias das principais vias terão gestão remota de telecontrole, com o próprio sistema indicando possíveis falhas. O consórcio também implantará um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por uma central telefônica e canais digitais.
“Com a PPP Jaboatão terá uma redução de até 71% nos gastos com energia após a modernização, prevista para 18 meses, o que resultará na queda do valor da taxa por contribuição de iluminação pública para os mais de 700 mil moradores do município”, comemorou o prefeito Mano Medeiros, citando ainda a possibilidade de gerar novas receitas com produtos Smart Cities, além dos ganhos de segurança e ambientais, através da diminuição significativa na troca de lâmpadas.