A Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen) realizará no dia 15 de setembro o VI Fórum Cogen – Cogeração de Energia e Geração Distribuída, que tem o objetivo de reunir empresários, autoridades governamentais e outros players do mercado para analisar os entraves e debater soluções que contribuam para desenvolver o setor.
Após a cerimônia de abertura, que acontecerá no Grand Hyatt São Paulo, em São Paulo, o evento terá uma série de quatro painéis, cada um de 45 minutos. O primeiro é dedicado às potencialidades das biomassas e do biogás. Na sequência, os painelistas falam de novas tecnologias: descarbonização, hidrogênio e biometanização de celulose. Após um rápido intervalo, o terceiro painel trata das perspectivas do setor elétrico, especialmente as contribuições que as energias renováveis e a cogeração possam dar ao desenvolvimento da economia do Brasil. O quarto painel aborda a contribuição da cogeração frente às novas renováveis.
De acordo com a Cogen, entre os convidados estão nomes do Ministério de Minas e Energia, Aneel, EPE e ONS, bem como representantes do Congresso Nacional. Também estão convidados painelistas da indústria de cogeração, companhias e produtores de energia, comercializadoras de energia, consultorias especializadas e setor acadêmico. A minuta da programação, com os nomes convidados, está disponível no site do evento.
Uma das principais atrações do VI Fórum Cogen é a keynote speaker, a americana Angelina Galiteva, Chair of Board of Governors of California Independent System Operator, a Operadora de Sistemas Independentes da Califórnia – companhia responsável pela confiabilidade operacional da rede elétrica do estado da Califórnia e pela operação do mercado de eletricidade, inclusive a integração do projeto de energia renovável conforme determina a legislação estadual.