O Grupo Santa iniciou neste mês a operação de primeira usina solar para abastecer suas unidades hospitalares. A central que possui 3,7 MWp de capacidade instalada está localizada em Brazlândia (DF) e foi construída em parceria com a empresa espanhola Soliker. Foram instalados 8.352 módulos fotovoltaicos de 450 Wp e a geração estimada é de 7.678 MWh/ano.
Uma nova usina está prevista, em breve, para abastecer também os hospitais do Grupo Santa de outras regiões do Centro-Oeste. Nesse segundo movimento serão englobados o Hospital Ânima (Anápolis/GO), Hospital Santa Rosa (Cuiabá/MT), Hospital Ortopédico (Cuiabá/MT) e o Hospital do Coração (Campo Grande/MS).
Segundo a empresa, até 2023, 100% dos hospitais administrados pelo Grupo serão abastecidos com energia limpa, podendo chegar a até 15.000 MWh/ano. A rede contabiliza cerca de 70 mil atendimentos médicos por mês e 850 mil por ano. Além da operação, a Soliker será a responsável pela manutenção das usinas e atuará na modelagem e construção das próximas.