Os prédios dos Ministérios de Minas e Energia (MME) e do Turismo (MTur) tornaram-se os primeiros órgãos do Poder Executivo federal a receber a certificação ISO 50.001. A norma reconhece padrões internacionais de segurança, desempenho e eficiência energética. O reconhecimento decorre da implementação de um sistema de gestão de energia na sede dos órgãos, que ocupam o mesmo prédio da Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).
O sistema incluiu atividades práticas, como conscientização de funcionários e modernização de elevadores, além da realização de capacitações sobre os requisitos da norma ISO 50.001.
Segundo dados obtidos com o sistema, esse dispositivo garantiu o cumprimento das metas de redução de consumo de energia ao longo do processo de certificação. O indicador de desempenho energético (IDE) registrado em 2021 foi de 5,95 kWh/m2, consumo menor do que os 7,43 kWh/m2 estabelecidos como meta neste primeiro ciclo do SGE.
A iniciativa foi realizada em parceria com o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ, na sigla em alemão), por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.