A Neoenergia está lançando o Programa Comunidade Segura, que tem o objetivo de melhorar a convivência diária das pessoas com a rede de distribuição presente nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. As ações de conscientização são pautadas na identificação das principais causas de ocorrências.
As ações do Comunidade Segura serão desenvolvidas principalmente em escolas, organizações comunitárias, instituições sociais e empresas. A ideia é envolver o máximo de pessoas durante as iniciativas para que se tornem multiplicadoras, evitando ocorrências nas áreas de concessão
Segundo a companhia, a partir deste mês e ao longo do próximo ano serão promovidos treinamentos e palestras, incluindo a distribuição de informativos sobre prevenção de acidentes. As orientações do Programa Comunidade Segura são simples, mas extremamente eficazes para salvar vidas. Entre os principais pontos está a necessidade de observar a distância mínima de 2,5 metros da rede elétrica ao realizar qualquer tipo de reforma ou construção. A instalação de antenas também deve considerar espaço mínimo para evitar o toque acidental do equipamento nos cabos de energia elétrica.
Outra recomendação é a necessidade de isolar áreas em casos de fios partidos. Ao identificar uma situação de perigo, a concessionária deve ser acionada imediatamente pelo teleatendimento. Uma equipe será destinada ao local para eliminar o possível risco. Já as ligações clandestinas são as principais causas de ocorrências. Em geral, essas irregularidades são provocadas pela utilização de equipamentos fora dos padrões, como também por pessoas sem conhecimento técnico do funcionamento de uma rede de distribuição de energia elétrica. Os furtos de energia são considerados crimes pelo Código Penal e podem provocar riscos à segurança, além de prejudicar o fornecimento de energia.