A Statkraft concluiu a energização da subestação elevadora de 500 kV do Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia, envolvendo os 60 km de linha de transmissão que interligam o projeto até o ponto de conexão do bay localizado no município de Gentio do Ouro (BA). A nova fase do projeto possibilita a operação em teste dos primeiros aerogeradores do maior projeto eólico da companhia norueguesa na América do Sul, interior da Bahia.

O empreendimento está com cerca de 80% das obras concluídas e a expectativa é concluir a operação comercial do último parque no segundo trimestre de 2023. O processo desde o início de construção das obras até a conclusão da energização durou 13 meses e permitirá que a energia produzida pela planta seja escoada e futuramente direcionada aos clientes.

A empresa ressalta que conta com as licenças de operação da subestação de energia e dos parques VSE-01, VSE-02 e VSE-07, emitidas pelo Órgão Ambiental Inema, o que permitirá a entrada em operação destas estruturas.

Ventos de Santa Eugênia teve suas obras iniciadas em 2021. Com investimento de R$ 2,5 bilhões, contará com 518,7 MW de capacidade entre 91 turbinas, numa capacidade de fornecimento para mais de 1 milhão de casas brasileiras. A companhia também informou que o projeto vai gerar quase 2 mil empregos diretos e indiretos.

Estratégia no Brasil

A estratégia de atuação da multinacional em território brasileiro é triplicar a capacidade de geração de energia renovável até 2025, com um pipeline de 2,5 GW entre as fontes solar, eólica e hidráulica. Uma possibilidade de atuação é pelas usinas híbridas, além da empresa trabalhar com metas agressivas para aumentar sua comercialização de energia no mercado livre.