Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O segmento de utilities e empresas de energia sofreram 885 milhões de ataques cibernéticos na América Latina. Esse número representa uma participação de menos de 1% dos cerca de 137 bilhões de registros reportados pelo laboratório de inteligência de ameaças da Fortinet, o FortiGuard Labs.

A empresa não tem um número específico para o setor de energia no Brasil, mas afirma que em geral o país foi o segundo que mais sofre ataques cibernéticos na América Latina. Foram 31,5 bilhões de tentativas de invasão no país no primeiro semestre do ano, quase o dobro reportado no mesmo período de 2021.

Ataques de ransomware dobraram na região, chegando a 52 mil detecções no período. O Brasil aparece atrás de México, com 85 bilhões, e seguido por Colômbia (com 6,3 bilhões) e Peru (com 5,2 bilhões).

No segmento de utilities aponta a Fortinet a maneira mais comum detectada com 882 milhões de ataques é a chamada Exploit Techniques que refere-se à exploração de um bug ou vulnerabilidade de um software ou hardware.

Até agosto o mês que mais se teve registro de ataques foi junho, com mais de 300 milhões, maio vem em seguida com pouco mais de 150 milhões.