Não é novidade para ninguém que hoje os consumidores estão mais preocupados com questões como sustentabilidade e a questão do meio ambiente. “Uma realidade mundial que tenho observado é que os consumidores estão mais digitais, porém também temos pessoas que têm expectativa de ter acesso à energia porque nem isso eles têm. Estamos em 2022 e uma grande parcela da população do Brasil sequer têm acesso à energia”, disse Liza Rocha, da Oca Energia.
“O consumidor atual e do futuro é mais informado e não aceita qualquer coisa. Hoje não adianta você mascarar as coisas. Isso eu vejo também nos próprios profissionais, pois no próximo ano eles terão que estar mais capacitados porque o cliente de hoje é muito mais informado”, ressaltou Samara Pereira, da Mobimax Solar.
E para conseguir conduzir uma conversa com os clientes do mundo atual é necessário estar sempre atualizado e buscando informações novas. “Hoje eu tenho dentro do departamento de pós-venda consumidores cada vez mais conscientes e buscando sistemas eficientes, confiáveis e com segurança e questionando tudo”, explicou Mariani Pereira, da Ecori, durante o 1º Congresso Brasileiro de Mulheres de Energia.
Segundo uma pesquisa da Ernst & Young (EY) realizada em mais de 17 países e com mais de 34 mil pessoas o novo perfil do consumidor de energia é aquele “omnisumer”. De acordo com Paola Vicente, da Nextron, o significado da palavra já mostra que o consumidor quer estar presente. Além disso, a pesquisa mostrou que o consumidor é jovem e esta para entrar no mercado de trabalho.
“O padrão do consumidor foi muito modificado com a pandemia e forçou uma digitalização a patamares que a gente não viu. Então quando a gente percebe que essa população jovem que já vem conectada passa agora a entrar na economia e a digitalização veio para ficar e ela é o caminho para a gente seguir os famosos 3 D’s da energia”.