A Casa dos Ventos concluiu a emissão de R$ 105,5 milhões em debêntures do parque Ventos de São João XXIII, um dos ativos que compõem o complexo Eólico Babilônia Sul. O movimento é uma das fontes de financiamento do projeto, que inicia o comissionamento em 2022 e operação plena em 2023, com a energia já negociada.
O empreendimento está localizado na região de Morro do Chapéu (BA). Quando estiver em operação, a empresa afirma que a EOL será capaz de evitar a emissão anual de 720 mil toneladas de CO2 equivalente por ano na atmosfera.
Os coordenadores da oferta são o Banco Santader (líder) e o Banco Alfa. O montante arrecadado terá vencimento em julho de 2042, sendo essa a segunda emissão da empresa no ano. A primeira foram green bonds no valor de R$ 430 milhões, para financiar parte da expansão do complexo Rio do Vento (RN).
Avaliados como AA pelo rating da Fitch, os papéis terão riscos mitigados por fianças bancárias até a conclusão do projeto. Além disso, o perfil de receita do projeto conta com um contrato de compra e venda de energia (Power Purchase Agreement – PPA) até 2038.