O Grupo Comerc Energia lançou uma nova ferramenta em sua plataforma integrada de serviços, visando direcionar as empresas no caminho da descarbonização. Passa a ser disponibilizada agora uma análise detalhada do inventário de gases do efeito estufa (GEE) de clientes, além de um plano de ações efetivas para atingir as metas ou até o chamado Net Zero a partir do diagnóstico dos principais fatores.
Como exemplo, um cliente pode ter potencial para consumir energia renovável, trocar equipamentos antigos por outros mais eficientes, gerenciar melhor o seu consumo, ter a possibilidade de substituir combustíveis fósseis por biocombustíveis nas operações industriais e trocar a frota utilizada por uma frota menos emissora e sustentável.
“Não basta apenas medir as emissões, o mais importante é atuar de forma constante nos processos, que podem ser revistos e modernizados para se tornarem mais sustentáveis, independentemente de qual seja a característica do cliente”, afirma Andre Dorf, CEO do Grupo Comerc Energia.
Para mensurar as emissões de seus clientes, a Comerc realizou investimento na Deep ESG, startup especializada no cálculo e automação de inventário de carbono, com as partes firmando uma parceria de longo prazo para o Impacta.
Para o diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios, Antônio Camargo, grande parte das companhias não realizam o cálculo do inventário de carbono e não sabem precisar quais são os principais fatores de emissão no seu processo produtivo e na cadeia de fornecedores, que compõem os chamados escopos 01, 02 e 03.
“Quando o fazem acabam não sabendo como avançar com ações efetivas de descarbonização e ao seguirem com os planos as empresas acabam tendo de interagir com uma série de interlocutores e prestadores de serviço, o que aumenta o custo, a insegurança e o tempo de aplicação”, avalia.
Outra ideia é que existem empresas que optam por compensar toda a emissão com créditos de carbono sem antes perseguirem ações que diminuam as emissões, quando o ideal é utilizar os créditos de carbono como o último recurso na jornada transição energética, compensando as emissões residuais e mais difíceis de neutralizar.
Atualmente, uma das soluções mais utilizadas para neutralizar as emissões de CO² tem sido a compra de I-RECs, além dos créditos. Ao utilizar estes recursos, a empresa não está emitindo menos CO², mas compensando seu impacto ambiental.