Com o objetivo de estimular a diversidade de ideias para buscar soluções promissoras para os negócios da companhia e o setor elétrico, a Neoenergia desenvolveu a plataforma Go In. O software de governança da inovação permite que ideias e projetos registrados sigam um método estruturado com base nas necessidades e oportunidades da empresa. Qualquer pessoa colaboradora da companhia pode apresentar propostas no Go In e seguir uma trilha guiada, de forma facilitada e intuitiva.
De acordo com a Neoenergia, as sugestões são avaliadas por métricas operacionais, gerenciais e estratégicas que foram definidas para garantir uma gestão tangível do portfólio, alinhada à governança da inovação. “Queremos democratizar o processo de inovação, e, para isso, precisamos que os colaboradores sejam valorizados e se integrem ao sistema de forma intensa”, disse o superintendente de inovação, sustentabilidade e responsabilidade social corporativa da Neoenergia, Francisco Carvalho.
Após serem sugeridas, as ideias seguem, então, para avaliações e sugestões adicionais, de forma on-line e colaborativa. Em sequência à validação inicial, a iniciativa entra na etapa de prototipação e, em seguida, na criação do produto mínimo viável, ou MVP, na sigla em inglês. Por último, vem a implantação, com monitoramento de resultados e indicadores. Em cada fase, é feita a aprovação por profissionais indicados pelas superintendências das áreas que respondem pelos temas abordados.
O supervisor de Unidade Territorial de Expansão e Preservação de Redes, Talles Medeiros, que atua na Neoenergia Cosern, acaba de iniciar, pelo Go In, o processo de criação de uma ferramenta para agilizar o trabalho dos eletricistas em ocorrências com cabos que se rompem. “A plataforma é espetacular, porque a ideia não fica restrita a uma distribuidora ou a uma área. Por ser uma ferramenta corporativa, tudo está a nível nacional, havendo troca de experiências e de características das outras regiões”, explicou.
O sistema utilizado pelo Go In foi desenvolvido em parceria com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) e é inédito no mercado devido à abrangência e às funcionalidades da ferramenta. A plataforma foi lançada em agosto de 2021 e a expectativa é que, em 2022, todo o portfólio de inovação seja cadastrado e novos desenvolvimentos ocorram por meio do software. A iniciativa é resultado da Tese de Inovação da Neoenergia, aprovada pela diretoria em 2020 e estabelecida em parâmetros do setor elétrico atual e estimativas para o futuro.