A Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), a Siemens Energy como parceira cofundadora e mais 13 empresas de todos os setores industriais formalizaram a criação da chamada Aliança Global para Descarbonização da Indústria. O objetivo é acelerar as ambições de emissão zero e retirar carbono das cadeias de valor dos segmentos em busca das metas climáticas do Acordo de Paris.
A coalizão foi lançada oficialmente nessa quinta-feira, 1º de setembro, com a adoção da Declaração de Bali, na presença do diretor-geral da Irena, Francesco la Camera, e do Membro do Conselho Executivo da Siemens Energy, Karim Amin, durante o Fórum de Investimentos em Transições de Energia da Agência, que aconteceu na ilha da Indonésia. Foi definido a primeira reunião da Aliança para a COP27, em Sharm El Sheikh, no Egito.
Segundo as partes, as parcerias baseadas no diálogo e nas ações são cruciais para que os agentes enfrentem melhor os desafios e oportunidades de uma transição da indústria para energia limpa. “Uma plataforma multissetorial que permita tais trocas e colaboração pode acelerar a ação climática global”, diz a nota enviada à imprensa. Vale lembrar que cerca de 25% do PIB global é produzido pelo setor industrial, que também emite cerca de 28% das emissões de GEE.
A Irena coordenará e facilitará as atividades do grupo com base na sua experiência em hospedar plataformas multissetoriais semelhantes, como a Aliança Geotérmica Global, os SIDS Lighthouses e a Coalition for Action. A entidade também oferece experiência técnica interna e conhecimento em uma gama de tópicos de política, regulamentação, tecnologia e finanças relacionados à descarbonização de setores de uso final, incluindo industrial.
Além da Siemens Energy como sócia cofundadora, participam da iniciativa a Enel Green Power, EDF Renewables, Tatanga Energy, Technip Energies, TAQA Arabia, Eni, Repsol, Equinor, JSW, Tata Steel, Sable Chemicals e Roland Berger. A adesão à coalizão é aberta a empresas públicas e privadas e partes interessadas que operam em setores intensivos em energia e que tenham a ambição de descarbonizar suas atividades.