A Fitch Ratings atribuiu na última quarta-feira, 31 de agosto, o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ à proposta de primeira emissão de notas comerciais da Copel Geração e Transmissão, no montante de até R$ 1 bilhão. As notas terão prazo de três anos e serão garantidas pela Copel, controladora da emissora.

Os recursos serão destinados ao refinanciamento de dívidas e a pagamento de obrigações de curto prazo, incluindo compra de energia, passivos regulatórios e dividendos. A Fitch classifica a Copel GeT e a Copel com Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’, com Perspectiva Estável. O rating considera o forte perfil de crédito da Copel, grupo com atuação integrada no setor de energia elétrica, que apresenta risco de baixo a moderado. A Copel possui importantes ativos de geração, transmissão e distribuição, o que contribui para diluir riscos operacionais e regulatórios.

O desempenho operacional do grupo tem apresentado melhora consistente e há expectativa de manutenção do forte perfil financeiro. A Copel GeT possui o mesmo rating da controladora, tendo em vista o forte incentivo que esta teria para suportá-la, se necessário. O rating pode ser afetado por uma eventual deterioração do perfil de crédito do Paraná (IDR – Issuer Default Rating – Rating de Probabilidade do Emissor – em Moedas Estrangeira e Local BB-/Estável e Rating Nacional de Longo Prazo AA(bra)/Estável), controlador da Copel, ou por medidas que facilitem seu acesso ao caixa do grupo, de acordo com a Metodologia de Rating de Entidades Vinculadas a Governos e a Metodologia de Vínculo Entre Ratings de Controladoras e Subsidiárias.