A CPFL Energia lançou em abril de 2021, a Alesta, braço financeiro da companhia que atua com crédito para pagamento da conta, e que passou por um período de adaptação e atendeu, exclusivamente, os clientes da CPFL Piratininga. Agora, como parte do plano de expansão da empresa, a fintech passa a atender também os clientes da CPFL Santa Cruz e, até 2023, passa a beneficiar todos os clientes do grupo nas quatro distribuidoras, incluindo CPFL Paulista e RGE.
Durante o período de adaptação, atendendo os clientes da CPFL Piratininga, a startup fechou mais 13 mil contratos e cadastrou mais de 50 mil pessoas. O montante equivale a R$ 9,6 milhões em contas de energia negociadas. Para Fernando Rocha Antonaglia, diretor da Alesta, um dos principais objetivos com a expansão para os clientes da CPFL Santa Cruz é, de imediato, crescer até 25%. “Temos um grande desafio pela frente que é continuar inovando em serviços para ser competitivo neste mercado, por isso, até 2023, além de atender a todas as distribuidoras, a Alesta deve incorporar mais opções de pagamentos como o parcelamento via cartão de crédito”, reforça Antonaglia.
De acordo com a empresa, com processo totalmente digital, o empréstimo da Alesta é uma maneira simples, fácil e sem burocracia, de quitar uma ou mais contas de energia, sem a necessidade de sair de casa. Na Alesta, o cliente escolhe o valor e pode pagar em até 15 parcelas. Após a simulação e, concordando com o valor, a aprovação é rápida, o empréstimo é contratado e as faturas parcelas de energia quitadas. O valor será debitado diretamente nas próximas contas.
O benefício do débito em conta é atender aos consumidores que não têm acesso a conta bancária e cartão de crédito, e para aqueles que possuem, mas preferem utilizar o limite do cartão para outras despesas.