A Enel X Way assinou um acordo com a 99 para estimular a adoção de carros elétricos no Brasil. Com a parceria, as duas empresas assumem o compromisso de discutir as melhores práticas para o desenvolvimento da mobilidade elétrica no Brasil e a potencial implementação de veículos elétricos em grande escala, para torná-los disponíveis aos motoristas parceiros, com foco em sustentabilidade e redução da emissão de gases no meio-ambiente.
Com o acordo, a Enel X Way passa a integrar a Aliança pela Mobilidade Sustentável, iniciativa liderada pela 99 para impulsionar a infraestrutura voltada a veículos sustentáveis no país. Entre as metas da 99 para a coalizão, que reúne outras 10 empresas, estão aumentar a participação dos veículos elétricos para 10% das vendas até 2025 (hoje o índice é de 2%) e instalar 10 mil estações públicas de carregamento (atualmente existem cerca de 1.500).
Além disso, o grupo quer debater alternativas para viabilizar este modelo, tais como diminuir as barreiras para a aquisição de carros elétricos, facilitar o aluguel entre motoristas de aplicativos, fornecer apoio a montadoras e a outras empresas da cadeia, além de monitorar a recepção pelo público.
Segundo a Enel X Way Brasil, esses movimentos se inserem no contexto de uma demanda crescente por carros elétricos no país. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de veículos leves deste tipo cresceram 115% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2021.
“Nosso plano é criar ecossistemas conectados que gerenciem, por exemplo, frotas de entrega urbana, táxis e carros de aplicativos. Essa inteligência estará conectada à rede de abastecimento por meio de hubs de recarga. Nesse contexto, ter parceiros como a 99 faz todo sentido. Queremos contribuir para o desenvolvimento do futuro do transporte urbano tornando as cidades mais verdes e seguras”, disse o responsável pela Enel X Way Brasil, Paulo Roberto Maisonnave.
Atualmente, a Enel possui 350 mil pontos de recarga para veículos elétricos no mundo. Segundo o executivo, o Brasil tem poucos pontos de recarga, mas corresponde à média global de carregadores por veículo elétrico nas ruas. A expectativa da Enel X Way é triplicar investimentos e receita no período de um ano. Para isso, conta com parcerias com todas as montadoras que atuam no país e uma rede global de fabricação de equipamentos de recarga.
“Carros elétricos são mais sustentáveis e reduzem gastos com combustível, mas ainda são mais caros e possuem poucos pontos de abastecimento. A entrada da Enel X Way na Aliança será fundamental para remover essas barreiras, apoiando o desenvolvimento de infraestrutura e consequentemente democratizando o acesso”, ressaltou o diretor de inovação da 99, Thiago Hipólito.