A Heineken instalou no Parque Olímpico, local onde acontecerá o Rock in Rio Brasil 2022, uma miniusina formada por placas fotovoltaicas para abastecer as ativações da marca durante o festival com energia verde. A iniciativa faz parte da plataforma de sustentabilidade e cultura Green Your City e integra a meta de abastecimento de energia verde, dentro do pilar de sustentabilidade da marca.

A usina, que ficará como legado para o Parque Olímpico após o festival, foi desenvolvida pela M.O.E (My Own Energy), empresa facilitadora do acesso à energia renovável, e com patrocínio da Heineken. A miniusina é composta por 206 placas fotovoltaicas, com capacidade de produzir 111 kWp, energia suficiente para garantir o funcionamento de três das ativações da marca, ao longo de todo o festival: o bar próximo ao Palco NDO, as Beer Stations e a Tirolesa.

De acordo com a Heineken, as placas estão distribuídas em dois pontos dentro do Parque Olímpico: o primeiro é fixo e fica no telhado de uma das arenas, e o segundo é uma instalação móvel, localizada no chão do velódromo. Após o festival, as placas móveis serão realocadas e ficarão junto com as placas fixas da arena, formando a miniusina completa da Heineken, que será entregue pela marca ao Parque Olímpico, como legado. Essa geração será usada para complementar a demanda de energia utilizada no local, contribuindo para a comunidade e reforçando o compromisso da Heineken® com cidades mais verdes.

Para dimensionar a ação, a energia produzida pela miniusina é suficiente para abastecer 73 casas populares. Para além disso, a utilização da estrutura contribuirá para a redução da emissão de cerca de 300 toneladas de CO2 durante 25 anos, o tempo médio de duração das placas.