O Ministério da Educação confirmou o credenciamento da Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais (FAETI) do SENAI do Rio Grande do Norte. A instituição será instalada no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal, com perspectiva de início de operação no primeiro semestre do próximo ano. O pedido de credenciamento da FAETI foi submetido pelo SENAI no segundo semestre de 2021. A etapa final de avaliação, que culminou com a aprovação do início das atividades, foi realizada neste ano, entre os dias 17 e 19 de agosto.

Diversas dimensões do projeto foram analisadas no processo, incluindo planejamento, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura proposta para a Faculdade. O foco será formar profissionais voltados às necessidades práticas da indústria de energias renováveis, atividade em que o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) já são referências nacionais em educação profissional, Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação (PD&I) e oferta de serviços tecnológicos.

O diretor do departamento regional do SENAI-RN, do ISI-ER e do CTGAS-ER, também instalados no HIT, Rodrigo Mello, destacou que irão começar com dois cursos de graduação (em engenharia elétrica e mecânica), mas o plano é, ainda em 2023, dar a largada também à pós-graduação. As possibilidades em estudo envolvem energia eólica onshore e offshore, energia solar, segurança do trabalho e gestão de projetos complexos.

Ainda de acordo com Mello, os cursos planejados para a instituição foram desenvolvidos em conjunto com empresas do setor, gigantes no ramo das energias renováveis. A equipe docente será formada por mestres e doutores/as da equipe do ISI-ER, e por profissionais do mercado, especialmente das principais multinacionais do setor de energia.