A Hitachi Energy, empresa de tecnologia para o setor de energia, está trazendo ao mercado nacional uma nova solução para transformadores: as buchas AirRIP com tecnologia Papel Impregnado com Resina (RIP) passam a ser produzidas no Brasil. A bucha terá mais que o dobro de capacidade em comparação com modelos produzidos até então, chegando a 550kV, além de oferecer maior segurança na sua utilização e reduzir riscos ambientais. A produção será centrada na fábrica de Guarulhos (SP) da Hitachi Energy.

De acordo com a companhia, a Bucha é o componente do transformador que transfere a tensão da linha para dentro do equipamento ou para o grid elétrico de forma segura, passando através da parede aterrada. As novas Buchas AirRIP têm um grande foco em responsabilidade ambiental: por não possuírem óleo em sua construção, não apresentam risco de contaminação e vazamentos, uma vez que são fabricadas com resina, um material mais seco. Além disso, ao invés da porcelana, elas são produzidas com isolador polimérico (borracha de silicone). Outra característica relevante é que as buchas AirRIP são mais compactas e 50 % mais leves, facilitando o transporte e a instalação em qualquer ângulo de inclinação.

Ainda segundo a Hitachi Energy, as buchas AirRIP são produzidas de forma personalizada para atender aos mínimos e específicos requisitos de cada projeto proposto. Com isso, a solução entregue é totalmente eficiente para as necessidades dos clientes, trazendo facilidade de instalação e atualização do produto.