A agência de classificação de risco Fitch Ratings atribuiu na última segunda-feira, 05 de setembro, o rating nacional de longo prazo AAA(bra) à proposta de 9ª emissão de debêntures da Eneva. A emissão proposta, da espécie quirografária, é de R$ 1,9 bilhão e tem vencimento em 2042. E segundo a companhia, os recursos serão destinados ao reembolso de investimentos.
Vale destacar que a Fitch já classifica a Eneva com o rating nacional de longo prazo AAA(bra)/perspectiva estável. Segundo a Fitch, o rating reflete o favorável modelo de negócios da Eneva e sua destacada posição no segmento de geração termelétrica no Brasil, com contratos de longo prazo para venda de parcela significativa de sua energia e suprimento interno de gás natural, sua principal matéria-prima.
Além disso, a análise da agência considera, ainda, a relevante intensidade de capital dos negócios da companhia, bem como o fato de que esta conseguirá administrar seu robusto perfil financeiro, apesar dos relevantes investimentos e aquisições previstos para 2022 e 2023. “A Eneva deve manter forte liquidez e elevada flexibilidade financeira, fatores importantes de proteção do crédito”, afirma a Fitch em comunicado.
Ainda segundo a agência de classificação de risco, a constante necessidade de investimentos da Eneva em prospecção e desenvolvimento, para repor suas reservas de gás natural – que demandam um volume de recursos recorrentes acima do das outras duas companhias -, é compensada por sua receita fixa.