O Operador Nacional do Sistema Elétrico divulgou o Boletim de Carga Mensal de Julho, onde aponta que a carga de energia do SIN verificada em julho/22 apresentou variação positiva de 2,4%, em relação ao valor verificado no mesmo mês do ano anterior. Com relação ao mês de junho/22, verificou-se uma variação positiva de 0,7%. No acumulado dos últimos 12 meses, a carga do SIN apresentou uma variação positiva de 1,0% em relação ao mesmo período anterior.
A ocorrência de temperaturas elevadas, atípicas para o período de inverno, principalmente nas capitais do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, contribuíram de forma positiva para o desempenho da carga durante o mês de julho. Além disso, cabe destacar que a taxa de crescimento apresentada no SIN também conta com a retomada de carga de alguns consumidores livres da rede básica do subsistema Norte, pois estavam com as respectivas demandas por energia reduzidas.
De acordo com o Boletim, a variação positiva de somente 0,7% na carga ajustada indica que os fatores fortuitos influenciaram positivamente em 1,7% no crescimento da carga no mês. Destaca-se que o bom desempenho observado em diversos setores da economia, também colaborou para o desempenho positivo observado na carga do mês de julho.
(Divulgação: ONS)
Para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, a carga de energia verificada em julho/22 apresentou uma variação positiva de 3,7% em relação à carga verificada no mesmo mês do ano anterior. Já o subsistema Sul indicou variação positiva de 0,5%. O subsistema Norte apresentou uma variação positiva de 6,2%, enquanto o subsistema do Nordeste foi o único a indicar variação negativa de 2,1%.