Entrou em operação a usina de geração solar fotovoltaica da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que foi instalada em junho do ano passado. Construída numa área de cerca de 1.550 metros quadrados, a obra foi executada pela Quantum Engenharia, e teve a instalação de 636 módulos fotovoltaicos, de 400 Wp cada um. No total, os módulos vão garantir uma potência de 254,4 kWp.

De acordo com o gerente do departamento de Solar da Quantum Engenharia, Thiago Müller Martins, a produção anual de energia elétrica na Alesc está estimada em 328.745,00 kWh por ano. Com o uso da tecnologia será possível reduzir em torno de 20% do percentual de energia elétrica consumido pela Alesc.

Martins ressalta que, ao fomentar o uso de energia solar fotovoltaica, o poder público contribui com a meta brasileira de redução de gases de efeito estufa e com a economia nas suas contas de energia elétrica. “Instituições que apostam nesta fonte reduzem suas despesas e agregam ganhar valores perante a sociedade, como a consciência socioambiental”, acredita.