A Enel SP informou que realizou, só no primeiro semestre deste ano, 241.368 podas de árvores na Região Metropolitana de São Paulo. Só na capital paulista foram 85.810 intervenções sempre que os galhos estão em contato com a rede elétrica. No ano passado, ao longo de 12 meses, a concessionária efetuou 440.774 intervenções, com São Paulo na dianteira com 153.821 operações.
As podas são feitas para livrar a rede da interferência de galhos de árvores, independente da saúde delas, evitando danos aos consumidores, curto-circuito na rede elétrica aérea, queima de eletrodomésticos e riscos aos pedestres. A realização de corte de galhos de árvores que se sobrepõem à fiação elétrica em espaços públicos é feita por técnicos habilitados da companhia, e as podas realizadas seguem a legislação ambiental.
Caso haja necessidade na intervenção em uma árvore, o cidadão deve solicitar previamente a autorização da prefeitura. Se a árvore estiver em contato com a rede elétrica, o governo local aciona a Enel, que avalia a possibilidade de intervir.
“É importante esclarecer que a responsabilidade pelo plantio, conservação, e manejo da vegetação arbórea da cidade de São Paulo é da prefeitura, seguindo legislação do Município de São Paulo”, afirma Darcio Dias, diretor de Operação e Manutenção da Enel Distribuição São Paulo. “Para isso temos um convênio com o governo municipal para atuar de forma preventiva na poda de árvores, tendo como base um planejamento anual previamente submetido e aprovado pela administração pública da cidade”, completa.