A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou para início da operação em teste, a partir de 9 de setembro, unidades geradoras das usinas EOL Ventos de São Januário 17 e UFV Janaúba 5, que juntas somam 54,48 MW de capacidade instalada. Para operação comercial, a Aneel liberou 25,84 MW de capacidade instalada da UFV Coremas VI.
A agência reguladora decidiu também suspender a operação comercial, a partir de 9 de setembro, da PCH Rudolf, de 9,2 MW de capacidade instalada. De acordo com a Nota Técnica, a decisão se deu para que a empresa ré cumpra a obrigação de fazer consistente obras de reparos necessários nos eventos indicados, sem prejuízo de outras que surgirem durante o transcorrer das obras. A empresa deverá ainda apresentar e elaborar, no prazo improrrogável de 20 dias, um cronograma e plano de ação de reparo das obras, bem como, apresentar relatórios periódicos sobre os reparos.
Ainda de acordo com a Nota Técnica, a autorização para retomada das atividades está condicionada à liberação pela Defesa Civil, mediante documento que ateste a realização das aludidas obras, sem prejuízo das demais licenças e autorizações necessárias, seja por parte dos órgãos ambientais, seja por parte da Aneel.