A Enel Rio inaugurou nesta terça-feira, 13 de setembro, a Subestação Casimiro de Abreu, que vai beneficiar cerca de 18 mil clientes do município. O projeto contou com investimento de R$ 45 milhões, que contempla, além da subestação, uma linha de transmissão que é responsável por alimentar a unidade.

Com capacidade instalada de 16 MVA, a SE também vai atender à crescente demanda por energia na região, contribuindo para aumentar a confiabilidade do sistema e melhorar o fornecimento em Casimiro de Abreu e nos distritos vizinhos, como Barra do Sana e Rocha Leão.

A Subestação Casimiro de Abreu foi planejada com equipamentos e tecnologia de ponta, segundo a Enel Rio. A unidade é 100% automatizada, equipada com um sistema que se comunica diretamente com o Centro de Operações do Sistema (COS), localizado no Rio de Janeiro. Isso significa que, se houver algum problema no fornecimento de energia, ele será detectado no menor tempo possível, assim como o restabelecimento da energia, porque essa comunicação dos sistemas é feita em tempo real.

Para garantir a confiabilidade do sistema elétrico, manutenções nos equipamentos e na rede são realizadas diariamente pelas equipes da distribuidora. A previsão é que, nesse ano, sejam feitas cerca de 1.200 manutenções em equipamentos no município. Além disso, já foram feitas mais de 7 mil podas e estão previstas mais de 2.600 podas antecipadas na cidade. A companhia também já realizou 216 projetos de manutenção preventiva e inspecionou cerca de 193 km de redes no município.