A Enel Rio inaugurou na última quarta-feira, 14 de setembro, a Subestação Entroncamento Lagos, localizada em Rio das Ostras, que vai beneficiar cerca de 700 mil clientes da Baixada Litorânea. Com investimento de R$ 140 milhões, o projeto contempla, além da subestação, uma linha de transmissão. Com capacidade instalada de 1.200 MVA de potência, a subestação também vai atender à crescente demanda por energia nas regiões dos Lagos e Norte.
De acordo com a Enel, a Subestação Entroncamento Lagos é 100% automatizada, equipada com um sistema que se comunica diretamente com o Centro de Operação do Sistema, localizado no Rio de Janeiro. Isso significa que, se houver algum problema no fornecimento de energia, ele será detectado no menor tempo possível, assim como o restabelecimento da energia, porque essa comunicação dos sistemas é feita em tempo real.
A subestação conta com uma infraestrutura de cerca de 13 mil m² e o projeto contemplou iniciativas sustentáveis desde a etapa do planejamento. Foram implementadas ações sustentáveis e circulares para Criação de Valor Compartilhado a longo prazo. No canteiro de obras, por exemplo, houve reutilização de materiais e resíduos, reaproveitamento do solo, destinação de resíduos para reciclagem e reflorestamento com espécies nativas. A empresa também priorizou a contratação de mão de obra local para as obras, contribuindo para a geração de renda na cidade.