A Emana Energia, empresa de desenvolvimento e implantação de projetos de geração distribuída, está inaugurando duas usinas de energia solar em São Raimundo Nonato, no Piauí. As plantas geradoras têm, juntas, capacidade total de 4 MW, potencia capaz de atender 4500 residências. As duas unidades são as primeiras a sair do papel, mas a empresa prevê mais parques no estado.

O Piauí faz parte de uma região intitulada “cinturão solar”, que possui excelente radiação, e a rede de distribuição é operada por uma única concessionária de energia em todo o estado. Ou seja, pessoas e empresas de qualquer município podem ser beneficiadas de projetos de geração distribuída na modalidade geração compartilhada. “O Piauí tem um potencial enorme para a GD ainda pouco explorado, nosso objetivo é ampliar os nossos investimentos na região”, antecipa Rodrigo Violaro, sócio da Emana

Ao contrário de outros Estados, o Piauí ainda possui uma modesta potência instalada de GD com 246 MW. Minas Gerais, por exemplo, possui mais de 2.000 MW de capacidade em GD, enquanto Goiás possui 609 MW, Bahia tem 537 MW e Ceará 445 MW.