Será constituído pelo Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro Grupo Técnico para analisar aspectos direcionadores para a escolha de novos sítios nucleares, onde serão construídas as próximas usinas térmicas nucleares. A resolução do CDPNB com essa deliberação tomada na reunião realizada em 30 de agosto foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 19 de setembro. O GT será formado a partir do ia 3 de outubro.
O grupo será formado por representante dos Ministérios da Economia; Saúde; Ministério de Minas e Energia; Ciência, Tecnologia e Inovações; pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e por representantes da Comissão Nacional de Energia Nuclear e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Os trabalhos do GT serão coordenados pelo MCTI e serão concluídos no prazo de 180 dias a contar de 3 de outubro de 2022, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período. O GT poderá convidar para participar ou integrar representantes de outros órgãos ou entidades que possam contribuir e esclarece o objetivo do grupo . As reuniões ocorrerão nas dependências do Palácio do Planalto e ao final dos trabalhos, o Grupo Técnico vai apresentar ao coordenador do Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro um relatório final com o resultado dos trabalhos.