Na última segunda-feira, 19 de setembro, representantes dos governos dinamarquês, norte-americano, de outros governos, a Agência Internacional de Energia Renovável, o Conselho Global de Energia Eólica e a indústria eólica offshore se reuniram em um evento público em Nova York para discutir como desencadear o potencial da energia eólica offshore. Foi dada a largada para uma nova aliança multi-stakeholder, a Global Offshore Wind Alliance (GOWA), que terá como objetivo aumentar a capacidade eólica offshore global instalada em 670% – de 57 GW em 2021 para 380 GW em 2030. A fonte tem um enorme potencial inexplorado para impulsionar a transição energética global e enfrentar as crises climáticas e energéticas.
De acordo com Francesco La Camera, Diretor-Geral da Irena, a segurança energética e a brutal crise energética estão forçando a uma reavaliação do mundo. Segundo ele, a tecnologia eólica offshore é a porta de entrada para novos locais, aproveitando os recursos de vento forte. Para ele, todos podem se beneficiar de parques eólicos construídos em escala de GW, mas para realmente haver sucesso, é preciso uma maior cooperação e é por isso que a Global Offshore Wind Alliance pode ajudar criando as parcerias necessárias para impulsionar a transição energética global através dos oceanos e da terra.
Para Ben Backwell, CEO do GWEC, a indústria eólica está se unindo a governos e instituições da ONU em uma missão para impulsionar um aumento na capacidade eólica global e não poderia haver um momento mais crucial para esta Aliança. Para ele, a dependência de combustíveis fósseis voláteis criou crises de segurança energética e custo de vida, ao mesmo tempo em que impulsionava o aquecimento global descontrolado. A eólica offshore traz para o mundo uma solução eficaz para adicionar grandes quantidades de energia zero carbono a custos acessíveis, enquanto cria empregos e novos investimentos na indústria e infraestrutura em todo o mundo.
Segundo Backwell, somente no ano passado, governos estabelecerem metas novas e mais altas, enquanto muitos novos países agora estão prontos para se juntar e criar suas próprias indústrias eólicas offshore. Ao reunir governos, indústria eólica, investidores, instituições e comunidades para aumentar a ambição e compartilhar conhecimento e recursos, a GOWA desempenhará um papel vital em ajudar os países a diminuir a lacuna entre o estabelecimento de metas e a entrega no mundo real.
A GOWA trabalhará para aumentar a ambição em energia eólica offshore entre governos e stakeholders; apoiar a criação de estruturas de políticas e cadeias de valor eólica offshore eficientes para levar à maturidade mercados novos e existentes por meio, por exemplo, do compartilhamento de melhores práticas e capacitação; e criar uma comunidade internacional de prática para impulsionar ações na implantação de energia eólica offshore como chave para alcançar caminhos de 1,5 grau.