A divisão Motion da ABB no Brasil e a ComBio Energia fecharam uma parceria em eficiência energética. Pelo acordo, a ComBio passa a oferecer, por meio de contratos de locação, de curta, média ou longa duração produtos da ABB, como inversores de frequência e motores elétricos, cubículos e soluções de automação para a substituição de equipamentos antigos, obsoletos e ineficientes.
Um estudo global encomendado pela ABB à Sapio Research revelou que 99% da indústria brasileira já está investindo ou planejando investir para tornar seu uso de energia mais eficiente. Além disso, 89% dos entrevistados esperam aumentar os investimentos na área, enquanto 51% planejam atingir o Net Zero em 5 anos.
Apesar desses números, diz a ABB, 47% das empresas no país apontaram o custo como uma grande barreira para melhorar sua eficiência energética. A economia de gastos foi o motivo mais importante para investir (71%), seguido por compromissos de sustentabilidade corporativa (69%).
Com a parceria, a ComBio incorpora ao portfólio o outsourcing de eficiência energética. No modelo de negócios proposto, não há necessidade de investimentos em ativos para a empresa ter acesso às soluções da ABB para aumentar a eficiência energética, com a possibilidade de contratos de curto prazo. O aluguel pode ser tratado como despesa operacional e o cliente ainda tem uma redução no pagamento de imposto de renda, se for tributado pelo regime de lucro real, destacou a parceira da multinacional Suíça.