O consórcio TSEA energia e TS Infraestrutura entregaram para a Cemig as duas primeiras subestações móveis que foram produzidas no novo complexo onde estão instaladas ambas as empresas em Betim (MG). As subestações contam com transformadores de 25MVA, que trarão dinamicidade e agilidade no reabastecimento de energia para casos de manutenção ou falha na rede elétrica. Os equipamentos são os primeiros de uma série de nove que serão produzidos para serem utilizados pela companhia energética.
De acordo com as empresas, cada subestação, que têm capacidade para fornecer energia a 20 mil residências e atender aproximadamente 60 mil pessoas, entrará em operação sempre que ocorrer alguma manutenção corretiva (emergencial) ou mesmo quando houver uma manutenção/obra programada. Sua função é substituir o fornecimento tradicional enquanto o trabalho é realizado sem impactar a distribuição de energia à população.
Atualmente, a Cemig possui 28 subestações móveis para atender todo o estado. Com essas duas entregas, passa a 30 e, até o fim deste ano, a expectativa é que mais seis entrem em operação, totalizando 36. O investimento tem por objetivo substituir as subestações mais obsoletas e ampliar o atendimento substancialmente.