A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou nesta terça-feira, 20 de setembro, o início da operação em teste das unidades geradoras UG1 a UG3, de 4,4 MW cada, da EOL Ventos de São Ciro, em Betânia do Piauí (PI). A EOL Ventos de São Crispim, na mesma cidade e em Curral Novo do Piauí, também pode operar testes das turbinas UG1 e UG2.
No Rio Grande do Norte, foi a vez dos testes para a UG1 a UG16, de 4,2 MW cada, da EOL Monte Verde I. Na EOL Monte Verde V, as unidades autorizadas foram as UG1 a UG8, de 4,2 MW cada. A eólica fica na cidade de Pedro Avelino. Na Bahia, a EOL Baraúnas XV pode operar o modo teste as unidades UG4 e UG5, de 3,46 MW cada. A usina fica em Sento Sé. Já em Mina Gerais, a UTE Vale do Pontal 2, em Limeira do Oeste, pode operar no modo teste a UG1, de 25MW.
A Aneel também decidiu pelo restabelecimento da operação comercial da unidade geradora 1B da UTE Três Lagoas. A térmica, de propriedade da Petrobras, fica localizada na cidade de Três Lagoas (MS) e tem capacidade de 386 MW.