O programa Mulheres em Fase, criado por um grupo de executivas, gerentes e líderes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, surgiu para elevar a participação feminina nos cargos de gestão. A meta é, até 2025, equiparar o índice de lideranças femininas da organização, que hoje é de 29%, com o percentual total de colaboradoras, atualmente em 41%.

De acordo com a CCEE, para iniciar o processo, a partir de agosto deste ano, colaboradoras da instituição vão poder participar de sessões periódicas de uma mentoria individualizada com líderes femininas da Câmara, para discutir temas como autoconfiança, empoderamento e técnicas de gestão. A ideia do programa surgiu após a revisão dos pilares estratégicos e das diretrizes de atuação da CCEE, trabalho feito ao longo de 2021 para colocar a diversidade no foco. Para Roseane Santos, conselheira da CCEE, essa missão faz parte de uma série de atividades que serão colocadas em prática para fortalecer a diversidade e a inclusão.

O principal objetivo é incentivar mulheres a desenvolverem sua voz e se fortalecerem como participantes ativas do mercado de trabalho. A iniciativa será realizada em parceria com o Programa UMA, que oferece consultoria para implantação de programas de mentoria. Os homens da Câmara de Comercialização também serão convidados a apoiar as ações. Os conselheiros da casa têm contribuído para estimular a realização de atividades de fortalecimento feminino, em linha com os conceitos do movimento internacional He for She, ou “Eles por Elas”, criado pelas Nações Unidas.