O Global Wind Energy Council acompanhado pelo Greenpeace e REN21 anunciou a cientista politica brasileira radicada nos EUA Eduarda Zoghbi como a segunda venceodra do REvolutionaries: The Steve Sawyer Memorial Award. O prêmio visa destacar pioneiros em energia limpa em mercados emergentes na África, América Latina e Sudeste Asiático. receberá seu prêmio durante a Semana do Clima de Nova York, quando se reunirá com o CEO do GWEC, Ben Backwell, e falará para uma plateia na Universidade de Columbia
O foco deste ano foi na região da América Latina, e o painel analisou participantes de todo o setor público e privado, uma variedade de soluções de energia renovável e sociedade civil. O prêmio foi determinado por um júri com foco em cinco critérios principais: liderança, energia renovável, inovação, escalabilidade e diversidade. Após um atraso para a segunda edição devido à pandemia, o prêmio recebeu um conjunto extremamente competitivo de inscrições.
Eduarda Zoghbi é atualmente a Women Leaders in Energy Fellow no Atlantic Council e concluiu recentemente um Mestrado em Energia e Meio Ambiente na Columbia University. Ela também participou da COP 26 e tem um longo histórico de promoção da igualdade de gênero no setor de energia, além de estar profundamente engajada em organizações climáticas juvenis, como o ODS 7 Youth Constituency e a BRICS Youth Energy Agency.
A vencedora revelou esperar dar continuidade ao legado de Steve Sawyer democratizando o acesso à energia na América Latina e quebrando as barreiras de gênero na força de trabalho de energia. “Tendo servido em coalizões de clima e energia lideradas por jovens durante toda a minha carreira, desejo usar esta plataforma para trazer essas vozes e promover uma transição justa por meio de uma abordagem centrada nas pessoas, garantindo que os jovens desempenhem um papel fundamental no alcance do ODS 7 da ONU alvos”, disse.
De acordo com Ben Backwell, CEO do GWEC, lembrou que Steve Sawyer era apaixonado por defender os jovens que compartilhavam o compromisso com a revolução da energia limpa. Segundo Backwell, a vencedora compartilha esse compromisso e os cinco pilares do prêmio refletem o trabalho de Sawyer: liderança, energia renovável, inovação, escalabilidade e diversidade. Arthouros Zervos, do REN21, disse que a paixão e o compromisso de Eduarda em tornar as energias renováveis a norma no Brasil e em todo o continente são inspiradores. Já para Kelly Rigg, esposa de Steve Sawyer e diretora da consultoria ambiental Varda Group, Eduarda Zoghbi encarna tudo o que havia em mente ao estabelecer o prêmio na memória de Steve Sawyer. “Não tenho dúvidas de que ela se tornará uma líder em energia ao reunir sua experiência e compromisso com o ativismo”, comenta.
Steve Sawyer teve uma atuação no ativismo climático e ambiental no Grenpeace International e se tornou o primeiro secretário-geral do GWEC em 2007. Ele contribuiu significativamente para o desenvolvimento da indústria eólica em lugares como Índia, China, Brasil e África do Sul. Mais tarde, ele se tornou um Consultor Sênior de Políticas do GWEC. Steve faleceu em julho de 2019.