A Siemens Gamesa lançou um programa chamado RecyclableBlade de reciclagem de pás eólicas para projetos onshore. Esse passo representa uma nova etapa, uma vez que para os empreendimentos offshore essa ação já foi lançada no ano passado e já aplicado no projeto Kaskasi da RWE na Alemanha em julho de 2022.  Segundo comunicado da empresa, este marco visa impulsionar as atividades que tornam a energia eólica ainda mais sustentável, criando um setor totalmente circular.

A empresa afirma que a solução onshore correspondente agora está pronta para os clientes empregarem em seus sites em terra. Diz que o desenvolvimento adicional da Siemens Gamesa e parceiros garante total compatibilidade com os requisitos de produto e processo para esse componente do aerogerador.

A fabricante ressalta que as metas de adição de novas capacidades são ambiciosas em todo o mundo e por isso, as demandas para garantir soluções recicláveis ​​ganhando cada vez mais importância. E ainda, que os tamanhos das turbinas e, por sua vez, suas pás estão crescendo rapidamente, tornando ainda mais imperativo encontrar soluções para garantir sua circularidade.

A Siemens Gamesa tem a sua chamada Visão de Sustentabilidade até 2040, onde uma meta principal são turbinas eólicas totalmente recicláveis ​​até o final da próxima década O processo de produção de pás envolve materiais compósitos, incluindo resina, vidro e fibras de carbono. Esse fator tornou o descarte ao final do ciclo de vida da turbina eólica uma ação desafiadora. Embora cerca de 85% de uma turbina eólica possa ser totalmente reciclada, infelizmente muitas pás foram enviadas para aterros sanitários após o descomissionamento.

O processo de recuperação da empresa usa uma solução ácida suave para separar os materiais no final da vida útil da turbina eólica. Esses materiais podem ser reciclados para uso em outras aplicações industriais, como construção, bens de consumo ou indústria automotiva.