Durante a abertura da Rio Oil &Gas, nesta segunda-feira, 26 de setembro, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, ressaltou a importância do Linhão Manaus- Boa Vista para a pasta e do benefícios do impacto ambiental. Na última sexta-feira, 23, foi anunciada a homologação de acordo judicial para encerrar as ações civis públicas para o licenciamento ambiental para construção da linha de transmissão. De acordo com o ministro, a LT vai evitar o despacho de 80 caminhões de diesel para Roraima. Segundo o ministro, a retomada das obras está prevista para outubro.

O linhão Manaus Boa-Vista conecta o estado ao Sistema Interligado Nacional foi licitado em 2011, mas entraves no licenciamento impediram a implantação do projeto. Roraima é o único estado que não está conectado ao SIN, sendo abastecido por térmicas a óleo

Durante a sua fala, Sachsida reforçou os esforços que a equipe econômica teve desde 2019 e ainda destacou o cenário de apreensão que a Europa vive, com congelamento de preços, estatização de distribuidoras de gás e taxação de excesso de lucros. Para ele, o Brasil vive um cenário melhor, com reduções de tributos e com expectativa de terminar com PIB maior que Estados Unidos e Alemanha e a inflação menor que nesses países.